A novela "Terra Nostra" (1999/2000) ganha sua segunda reprise na Globo a partir desta segunda-feira (1º) no "Edição Especial" substituindo "História de Amor". De autoria de Benedito Ruy Barbosa, atualmente passando por problemas de saúde, a trama foi estrelada por Thiago Lacerda e Ana Paula Arósio e teve como foco a imigração para o Brasil.
O que poucos sabem é que José Dumont deixou "Terra Nostra" poucos meses após a estreia da novela, na qual vivia o Batista, proprietário de um comércio e funcionário de Gumercindo (Antonio Fagundes). Anos depois, em 2022, o ator de 75 anos acabaria preso em flagrante sob acusação de pedofilia e condenado a um ano de prisão após alegar que o material armazenado era para fins de trabalho.
Em 2024, a revista "Veja" descreveu a rotina do artista fora da cadeia e com o uso de tornozeleira eletrônica. E você ainda não sabe o que levou José Dumont a deixar a novela da Globo, o Purepeople te conta!
Em entrevista ao jornal "O Estado de S.Paulo" em 23 de outubro de 2005, Dumont acusou o autor de "Terra Nostra". "Benedito não escrevia para mim. Na TV é o autor quem manda, não o diretor. Para quem ele quer, escreve. Para quem não quer, não escreve", disparou ele que em 2022 por conta da prisão perdeu papel em outra novela da Globo.
"O Jayme (Monjardim, diretor) me pediu para criar. Me queria no núcleo dos italianos para ser um nordestino e fazer contraposição de culturas. O personagem não falava 'ragazza' (moça, em italiano) e sim 'rasgata' (risos) - que é até mais bonito. E o Benedito teve o direito de não gostar. Não sou ator de ponto e vírgula, mas não deturpo. Não vou botar frase a mais em 'Morte e Vida Severina'. Mas fui 'Garoto, Interrompido'", acrescentou.
Em novembro de 1999, o "Jornal do Brasil" disse que Benedito Ruy Barbosa estaria incomodando com o excesso de "cacos" que Dumont estava incluindo no texto de seu personagem, vítima de um ataque do coração em crise de soluços. De acordo com a publicação, o ator colocou no texto o nome de personalidades que não eram tão conhecidas na época em que a história foi ambientada.